Contador




imoveis para venda em brasilia

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ENEM 2010 terá Inglês, Espanhol, Francês e sistema "Anti-chute"!


Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dias 6 e 7 de novembro, depois dos dois turnos das eleições. Segundo o ministro, faltava apenas a confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão mais uma novidade pela frente. O MEC já definiu que a edição de 2010 terá três línguas estrangeiras: inglês, espanhol e francês.

Ainda não foi divulgada a quantidade de questões, mas provavelmente os candidatos poderão optar por uma das três línguas, a exemplo do que acontece em vestibulares.

O Ministério da Educação adverte: não adianta chutar no Enem. Será possível identificar, com base no padrão das respostas de cada candidato, quem acertou aleatoriamente uma determinada questão.

Mais: no cálculo da nota, o peso atribuído ao acerto do "chutador" será inferior ao dos que responderam de modo correto por dominar o tema.

O sistema antichute é uma das características da TRI (Teoria de Resposta ao Item), adotada no novo Enem.Com a TRI, as perguntas são "inteligentes" --sabe-se o perfil de quem acerta com maior probabilidade as mais fáceis, as intermediárias e as difíceis.

Isso ocorre graças a um banco com milhares de respostas de alunos que atualmente testam as questões do Enem. Além de estabelecer padrões de resposta, o teste também seleciona quais serão as 180 questões que comporão o Enem. Dessas, provavelmente serão 25% fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis.

É o padrão das milhares de respostas que revela o chute. Estatisticamente, quem erra questões mais fáceis não acerta as difíceis. Do mesmo modo, os que acertam as mais complexas não erram nas simples.

"É assim que a TRI permite identificar prováveis chutes na hora de calcular a nota do estudante", diz Heliton Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (órgão do MEC responsável pelo Enem).

Mas você pode questionar:
E se a pessoa que sabe erra algumas questões fáceis por desatenção ou nervosismo?
E se a pessoa simplesmente sabe a "difícil" e não sabe a "fácil"?
Bom, agora só resta esperar e conferir!!
Ps: Eu gostei da idéia!!

2 comentários:

  1. Puxa, o ENEM deste ano vai pegar fogo! 'inda bem que não vou fazer... mas minha hora está breve.
    Claro que, como todo sistema, este também tem seus prós e seus contras, como, por exemplo,
    o nervosismo dos estudantes. A habilidade de lidar com esse nervosismo, quer dizer, acertar as questões "difíceis" e errar as "fáceis" por nervosismo acontece, mas ora, o aluno também precisa aprender a se controlar para responder às questões, estabelecer seus limites e se preparar.
    Outra questão imporante acho que seria essa do "chute". Omessa, o famoso "chutômetro" nem sempre é ilógico ou impensado. Às vezes um padrão foi estabelecido pelo aluno para selecionar determinada alternativa. Isso também deveria ser levado em conta, visto que alguns "espertinhos" costumam ir por eliminação nas questões objetivas, o que também indica capacidade de raciocínio, embora não seja exatamente a esperada no meracdo de trabalho.

    Desculpe a intromissão aqui. Sou seguidora nova, e tô adorando teu trabalho! Acredite, estou me peparando para o ENEM desde já.
    Sou Dilly. Muito prazer, Dinho ;D
    Abraços ♥

    ResponderExcluir
  2. Graaaaande Dill'!! Seja muito bem vinda!! Adorei o comentário; inteligente e perspicaz! Já vi que o ENEM não vai te dar trabalho!! Abração e volte sempre, ok!!

    ResponderExcluir